domingo, 21 de janeiro de 2018

Grave mas solúvel


A lesão de Krovinovic gerou na nação benfiquista onda de pesar e consternação. Estava a ser peça fundamental no novo desenho táctico de Vitória.
Mais do que lamentar, urge encontrar solução que preserve no essencial o modelo que tão bons resultados deu no imediato e até agora.
Como treinador de bancada, face as  soluções actuais do plantel para aquela posição tão fulcral do terreno, tenho o atrevimento de sugerir alguns nomes, reconhecendo, no entanto, que dificilmente se substitui jogador com as características de Krovinivic, nomeadamente no que se refere a criatividade e intensidade  que colocava no jogo:
1-João Carvalho - sucessor natural, ofensivo, criativo e com pormenor importante, é jogador com golo, precisa trabalhar as componentes defensiva e de entrega ao jogo.
2-Samaris - utilizado sempre a 6, é no entanto um 8. Intenso (um pouco faltoso), defensivo, não criativo, mas a utilizar em jogos de grau máximo de dificuldade com equipas poderosas e que gostam de ter posse de bola.
3-Zivkovic - utilizado a extremo poderá ser adaptado na posição 8, tem bom domínio de bola, intenso, precisa trabalhar o aspecto defensivo como Carvalho.
4-Keaton Parks - joga simples, com verticalidade, mas parece-me lento sem a intensidade exigida para a função.
5-Gedson Fernandes (equipa B) - intenso, defende e ataca bem mas parece ainda "verde" para estas "andanças".
6-João Félix (equipa B) - cerebral, rápido, técnica soberba, mas pouco intenso, pouco ou nada defende.
Nestes jogadores, face à política actual do clube em recorrer apenas à prata da casa, deverá Vitória encontrar aquele que reúna  as condições necessárias para substituir o "infeliz" Krovinovic, com as cautelas necessárias para que a opção a tomar não redunde em fracasso (veja-se o que sucedeu com Filipe Augusto, que nem sequer foi  incluído neste lote de opções).
Há semanas atrás, todos nos davam como fora da corrida para o titulo. Neste momento somos o "Ferrari vermelho" que aparece ameaçadoramente no retrovisor dos rivais. Nada está, portanto, perdido, como profetizam alguns, com esta arreliadora lesão.
Como se costuma dizer, insubstituíveis só no cemitérios.
Tudo está e estará sempre em aberto.
Carrega Benfica!

2 comentários:

  1. A analisar; Talisca e Gaitan...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de facto contar com os dois mais concretamente com Talisca se bem que este também teria de trabalhar o aspecto defensivo mas infelizmente entrou por iniciativa própria em litígio publico com o clube e depois da declaração de LFV que jamais vestiria de novo o manto sagrado, com muita pena minha, só o poderemos considerar como "produto" a gerar mais-valias no futuro.

      Eliminar